Cada pessoa ou família possui sua própria lista de prioridades no momento de escolher o condomínio onde vão morar. Mas, um item comum presente em quase todas as listas é a existência das áreas comuns. Especialmente entre aqueles que possuem filhos.
Ter um local para realizar eventos, sem se preocupar com a visitação de espaços ou valor do aluguel com toda certeza é um ponto positivo. E para que essa expectativa não se transforme em frustração, cabe ao condomínio administrar e gerenciar essas áreas. Veja a seguir como aproveitar ao máximo os espaços.
Calendário de reservas
Uma das principais preocupações em relação à organização das áreas comuns do condomínio, deve ser em relação aos espaços que necessitam de reservas. O salão de festas ou a churrasqueira, por exemplo, estão entre eles.
É preciso que os moradores sejam conscientizados sobre a importância de informar sobre o interesse de uso desses espaços previamente, e é obrigação do condomínio registrar esses agendamentos, para não correr o risco de dois eventos colidirem em uma mesma data e horário.
É claro que todos os condôminos devem ter o mesmo direito de acesso às áreas comuns, mas isso não impede que esse acesso aconteça através de agendamento.

Uso responsável
Sabemos que espaços como churrasqueira, salão de festas e em alguns casos, até mesmo sala de reuniões, são utilizados principalmente em momentos de descontração. Mas isso não significa que as leis e regras condominiais serão pausadas.
É obrigação dos condôminos respeitarem as regras de uso do espaço referentes a data e horário das reservas, volume da música, horário marcado para encerramento, entre outros.
Além disso, o ideal é ter bom senso em relação às reservas, garantindo que todos os moradores consigam acessar essas áreas, ainda que em dias diferentes.
Limpeza e manutenção
Em relação a limpeza e organização dos espaços, o primeiro passo é delimitar com antecedência de quem é a responsabilidade de realizar a limpeza do local após a realização de eventos. Caso seja responsabilidade do condomínio, é preciso definir também com antecedência se será cobrada alguma cobrança adicional pela limpeza após o evento.

Além disso, a limpeza das áreas comuns, mesmo aquelas que não exigem reservas e que não são utilizadas para eventos, como estacionamentos, recepções, portarias, entre outras, deve ser também uma prioridade. Quanto mais pessoas morando e circulando no ambiente, maior a necessidade de limpeza e manutenção nas áreas comuns.
Regras de uso
Por meio de assembleias, devem ser definidas as regras de uso das áreas comuns do condomínio, essas regras, após aprovação, devem ser incluídas no regimento interno, juntamente com as outras Leis e regras gerais.
Deve ser definido, por exemplo, o tempo mínimo para solicitar a reserva do espaço, assim como o tempo máximo de uso do espaço. Possível aplicação de multas, resultado de descumprimento das regras também devem ser discutidos e definidos de maneira prévia.
Podem ser delimitadas também regras em relação ao estado do espaço no momento da devolução, defina se a limpeza deve ser feita pelo condômino ou se será feito pagamento de taxa adicional para terceiros.
Valorizando os espaços
Investir na decoração e na manutenção diária nas áreas comuns do seu condomínio, certamente vai torná-lo mais atrativo, não apenas para os moradores e visitantes, mas também para condôminos em potencial, que realizarem visitação do local.
Além disso, pode auxiliar na interação entre os moradores do local.
Daiane Rúbia, Sou graduada em Letras e me identifico com a escrita desde criança. Adoro escrever sobre diversos assuntos, como educação, cultura, histórias reais e situações cotidianas. Como Clarice Lispector disse: “Nasci para escrever”. A palavra é o meu domínio sobre o mundo.🌎