Para melhorar a comunicação no coaching e alcançar resultados, é importante que o Coach busque estabelecer uma relação de empatia e confiança com o cliente, através de uma linguagem clara, objetiva e com feedbacks frequentes.
E para estabelecer essa comunicação de forma efetiva, é importante adotar algumas práticas fundamentais, como por exemplo: praticar a Escuta ativa, utilizar a Linguagem corporal, criar conexão positivas e de confiança com Rapport, explorar o pensamento do cliente de forma mais profunda utilizando Perguntas abertas e adotar ações que demonstrem ao cliente compreensão, como por exemplo a Reformulação.
Abaixo, apresentaremos mais detalhes sobre essas práticas.
Escuta ativa
Escuta ativa é um processo que envolve ouvir o cliente com atenção, compreender o que ele está dizendo e responder adequadamente às suas necessidades.
Essa prática vai além de prestar atenção e demonstrar interesse pelo cliente. É importante evitar distrações e interrupções. Isso demonstra respeito e ajuda a construir uma relação de confiança.
Escutar de forma ativa é também um exercício de empatia pelo que o cliente está passando. Analisar o contexto, as emoções, as perspectivas e a linguagem corporal do cliente, ajuda a estabelecer uma comunicação não violenta entre as partes, compreendendo melhor a mensagem e encontrando soluções mais adequadas e objetivas.

Linguagem corporal
A linguagem corporal ajuda o coach a demonstrar conexão e a reforçar sua presença durante o atendimento.
A postura ligeiramente inclinada e o contato visual, por exemplo, reforçam a mensagem de interesse ao que o cliente está dizendo. Já uma postura mais ereta e aberta, transmite confiança deixando o ambiente mais seguro e confortável.
Usar gestos e expressões para enfatizar pontos relevantes também é muito importante para a comunicação. Mas tenha atenção, gestos como cruzar os braços e inclinar-se muito para trás podem ser interpretados de forma negativa.
Rapport
O rapport é uma técnica de comunicação originária da psicologia, que consiste em criar uma ligação de empatia e positividade com o cliente.
Essa técnica possibilita criar uma conexão pessoal através de perguntas sobre interesses, hobbies e outros assuntos pessoais que ajudam a criar uma atmosfera mais agradável e fluida.
O objetivo é criar um ambiente seguro e de confiança, tornando o processo de coaching mais produtivo.

Perguntas abertas
As perguntas abertas ajudam o coach a explorar o pensamento do cliente com mais detalhes. Elas encorajam o cliente a refletir sobre suas crenças, valores, escolhas e objetivos, gerando uma autodescoberta com respostas mais profundas além do simples “sim” ou “não”.
Com essa abordagem, é possível estabelecer uma relação de confiança desde o início do processo de coaching, compreendendo as motivações e as estratégias que melhor funcionam para o cliente.
Ao usar as perguntas abertas, é possível também incentivar o cliente a identificar os desafios e obstáculos que o impedem de alcançar seus objetivos, e como seu comportamento e suas experiências impactam em suas decisões.
Reformulação
A reformulação é uma técnica de comunicação usada em coaching para demonstrar ao cliente que ele está sendo compreendido.
Ela envolve repetir ou parafrasear o que o cliente disse, reafirmando, reorganizando ou resumindo suas próprias palavras, provando que ele está sendo entendido corretamente.
Por exemplo, caso o coach não tenha certeza se entendeu corretamente o que o cliente disse, ele pode reformular as palavras dizendo: “Então, se entendi corretamente, você está dizendo que…”
Isso ajuda o cliente a refletir mais profundamente sobre seus sentimentos, explorando e expressando seus pensamentos e emoções de maneira mais clara e objetiva.

Graduado em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Marketing. Consultor de Gestão e Marketing desde 2015, trabalhando com pesquisa e estudo de mercado e criação de conteúdos estratégicos para blogs e redes sociais. Redator Web desde 2022. Especialista em Negócios, Marketing, Empreendedorismo, Gestão e Liderança. Fã de Futebol, Automobilismo e cinema.