Um condomínio é composto por moradores e funcionários com personalidades bastante distintas, o que pode comprometer a comunicação e a harmonia do local. Entretanto, existem algumas estratégias que quando aplicadas corretamente podem fazer a diferença e transformar o condomínio em um ambiente muito mais agradável e harmônico.
Conheça a seguir algumas dessas estratégias e transforme o seu condomínio em um exemplo quando o assunto são as regras de boa convivência ou boa vizinhança.
Canais eficazes
Como o próprio título indica, a comunicação é tudo. Seja entre os moradores, seja entre a administração e os moradores. Para que essa comunicação exista de fato, o primeiro passo é definir quais os canais adequados para se comunicar com clareza. E nesses momentos a tecnologia é uma grande amiga.
Aplicativos de mensagens, redes sociais e e-mails são algumas das ferramentas mais eficazes no cenário atual, principalmente devido à possibilidade de contatar todos os moradores de maneira instantânea e ao mesmo tempo. Além disso, permite a resposta e a participação, também instantânea, por parte dos moradores.

Divulgação inteligente
Quando você quer ou precisa transmitir determinada mensagem com frequência, mas não se sente à vontade em repetir diariamente através de aplicativos de mensagens ou e-mail, é preciso investir em uma divulgação inteligente, com estratégias que possibilitem uma comunicar com clareza o assunto a ser tratado, sem necessariamente “atacar” ou ofender o comunicado.
Para essas situações uma ótima opção são os circulares, que funcionam como uma mensagem ou comunicado que podem ser distribuídos ou disponibilizados nas áreas comuns do condomínio, sempre em locais que possuem o máximo de acessibilidade possível.
Transparência total
O segredo da comunicação é a forma de se comunicar. Muitas vezes sabemos exatamente o que queremos dizer, mas nem sempre sabemos como fazê-lo, e mais do que isso, nem sempre seremos compreendidos, ou o pior, nem sempre somos interpretados como gostaríamos.
Para evitar os maus entendidos que podem ser gerados por um erro de comunicação, a transparência é um ingrediente indispensável para manter a harmonia no seu condomínio. Essa transparência deve ser aplicada não apenas nas mensagens, mas na administração em si, isso vai reduzir consideravelmente as chances de atritos.
Resolução de conflitos
Apesar dos seus esforços, não é possível evitar 100% dos conflitos, e por isso, existe a necessidade de estar pronto para resolver caso ocorram. Como responsável pelo condomínio, você deve ser imparcial e assumir a posição de mediador ou pacificador.
Sempre ouça a versão de ambos os lados envolvidos no conflito, realize reuniões e assembleias sempre que considerar necessário, organize atas e lembre-se da importância de se comunicar com clareza. Além disso, evite comportamentos que possam comprometer a confiança e a acessibilidade do seu trabalho, como a realização de fofocas, por exemplo.

Fomentando a participação
Nesse último tópico é válido lembrar que a casa possui a função de abrigo, é um local de paz e de descanso, o que torna a harmonia um item essencial em um condomínio residencial. Manter essa harmonia é um dever não apenas da administração, mas também dos moradores, e por isso faz-se necessário incentivar a participação de todos.
Se todos, ou a maioria dos moradores, estiverem empenhados em criar um ambiente harmonioso, isso certamente vai acontecer e os benefícios (que são muitos) vão alcançar todos os envolvidos.
Daiane Rúbia, Sou graduada em Letras e me identifico com a escrita desde criança. Adoro escrever sobre diversos assuntos, como educação, cultura, histórias reais e situações cotidianas. Como Clarice Lispector disse: “Nasci para escrever”. A palavra é o meu domínio sobre o mundo.🌎