Dominando as Técnicas de Feedback no Coaching

Chefe fazendo sinal de aprovação para jovem funcionário

O feedback é uma das técnicas mais importantes durante o processo de coaching. São com os Feedbacks que o coach consegue fornecer informações valiosas aos seus clientes (também chamados de coachee), além de melhorar a comunicação e os resultados alcançados.

Veja também: Como Melhorar a Comunicação no Coaching para Alcançar Resultados.

No entanto, fornecer (e receber) feedback nem sempre é tarefa fácil. Por melhor que seja a intenção e por mais construtiva que seja as observações e afirmações, o coach precisa ter habilidades específicas para entregar mais qualidade na abordagem. Junto a essas habilidades, é importante também que o coach faça uso de algumas ferramentas e metodologias que possam auxiliar no processo.

Feedback construtivo

O feedback construtivo normalmente é vinculado a sugestões de melhorias. Ele pode estar associado a necessidade de desenvolvimento de novas habilidades, correções comportamentais, mudança de mentalidade, entre outros fatores que exigem alguma adaptação. O objetivo é ajudar o coachee a melhorar suas habilidades e desempenho.

Nesse tipo de feedback, é importante que o coach use um linguajar direto e genuíno. Mostrar ao cliente que não há julgamento em sua abordagem é o melhor caminho para um feedback construtivo que realmente impacte e gere resultados.

Mulher dando feedback a outra em escritório
No feedback construtivo, a linguagem é direta e a intenção é que a pessoa melhore suas habilidades e seu desempenho

Feedback positivo

Não que o feedback construtivo não seja positivo, mas o Feedback que leva esse nome é utilizado para avaliar e reforçar os pontos fortes do coachee.

Para dar um feedback positivo, o coach precisa reconhecer o esforço e a evolução de desempenho de seus clientes. É necessário que o coach avalie o contexto e as habilidades de cada pessoa para compreender claramente o que cada passo representa nos objetivos traçados.

Estabelecer mecanismos para parabenizar as pequenas e as grandes evoluções, e reconhecer o comprometimento e o esforço, ajudam aumentar a autoestima, confiança e motivação do coachee.

Feedback 360 graus

O feedback 360 graus é muito utilizado dentro do ambiente corporativo. É comum, principalmente nas grandes empresas, que cada colaborador receba, de forma programada, um feedback sobre seu desempenho e suas habilidades do ponto de vista de várias áreas e profissionais que estão conectados a ele no dia a dia.

Nesse caso, o papel do coach é ajudar o coachee a interpretar o feedback recebido e desenvolver um plano de ação para melhorar e continuar se desenvolvendo.

Um ponto positivo em relação ao Feedback 360 graus é que, ao ser analisado por diversas perspectivas, o coachee compreende com mais detalhes como seu comportamento afeta aqueles que estão a sua volta, e isso é uma oportunidade para reconhecer os pontos fortes que têm se destacado, e os pontos fracos que precisam ser desenvolvidos.

Mulher apontando algo no computador para homem em escritório
O feedback 360 é muito usado em empresas e aborda diversos pontos relacionados ao colaborador

Método Sandwich

O método Sandwich consiste em oferecer uma sequência de feedbacks de forma balanceada. Esse método se inicia com um feedback positivo, seguido de um feedback construtivo, e, por fim, outro feedback positivo.

Essa técnica destaca tanto as conquistas quanto as necessidades de melhoria. Ela ajuda o coachee a compreender onde estão seus pontos fracos sem perder a autoestima e a motivação.

Isso acontece porque o feedback construtivo entre dois feedbacks positivos, ajuda a iniciar e a finalizar a avaliação sempre ressaltando qualidades e pontos positivos. Ele inicia criando um ambiente positivo e de confiança aberto ao diálogo, passa pela avaliação de pontos para melhoria e termina com um clima motivador e confiante.

Scroll to Top