Equipe nota 10: como montar um time campeão na administração do condomínio

Time de empresa comemorando

Assim como o corpo humano, que precisa de seus membros e órgãos, um condomínio precisa de uma equipe nota 10 de funcionários para funcionar corretamente. Essa necessidade começa na administração e passa por todo o time: síndico, zelador, porteiro e até mesmo os funcionários terceirizados.

No texto de hoje nós vamos te ensinar a montar um time campeão, rico em desempenho e motivação, além de dar dicas que podem ser utilizadas no treinamento dos seus funcionários.

Contratação acertada

A formação da equipe ideal começa no ato da contratação. Afinal de contas, mesmo que o treinamento de novos funcionários seja indispensável, quanto mais experiência e proatividade o novo contratado tiver, mais fácil será a sua adaptação ao condomínio.

Por isso, antes mesmo de iniciar o processo de recrutamento e seleção, defina as prioridades, as habilidades e conhecimentos necessários, o perfil desejado, assim como características que podem ser um diferencial, ainda que não façam parte dos requisitos para a candidatura à vaga. Quanto mais próximo o candidato estiver do perfil desejado, maiores as chances do seu desempenho ser mantido mesmo após anos exercendo a mesma função.

Avaliação de desempenho

O início de uma nova atividade, especialmente quando se trata de um novo emprego, é sempre mais empolgante, com altos níveis de motivação e entusiasmo. No entanto, quando o que era novidade passa a fazer parte da rotina do funcionário, é hora da disciplina entrar em ação.

Para que o bom funcionamento do condomínio seja mantido, os funcionários, e isso inclui os funcionários fixos e os funcionários terceirizados, é necessário que esses sejam constantemente avaliados no quesito de desempenho. Você deve compreender que todos são passíveis de momentos de crise e instabilidade, mas é preciso não apenas reconhecer os bons funcionários, mas também repreender os maus sempre que necessário.

Gerente conversando com funcionária em escritório
Uma boa avaliação de desempenho pode identificar funcionários com performances boas e ruins

Capacitação contínua

Você deve se certificar que após a contratação e o treinamento o seu time de funcionários esteja 100% apto para atuar em suas respectivas áreas e com o tempo, a experiência também ajudará consideravelmente no desempenhos de suas funções, mas isso não significa que eles não possam aprender coisas novas.

Manter a equipe em constante atualização, vai demonstrar que o condomínio como um todo é bastante atualizado e moderno, além de ajudar a manter todo o grupo motivado. Você pode organizar palestras, treinamentos de reciclagem e até mesmo trazer outros profissionais da área para dividirem a própria experiência. Aprendizado e capacitação nunca são demais.

Gestão de conflitos

Mesmo em um ambiente agradável e que exista uma relação saudável entre os funcionários e o condomínio, nem sempre os conflitos serão evitados. Quando, e se, ocorrerem é preciso saber lidar com eles, para que a situação seja resolvida o quanto antes.

Nesses momentos, o primeiro passo é ser transparente em relação às necessidades do condomínio e também em relação às possíveis falhas do funcionário. Em seguida, ouça as demandas dos funcionários, seja ele o síndico, porteiro ou zelador. A partir disso, defina quais as mudanças e medidas necessárias para finalizar o conflito.

Gerente administrando discussão entre dois colegas
A gestão de conflitos é essencial para acabar com problemas na administração do condomínio e garantir uma relação de trabalho saudável

Motivação e engajamento

Manter a motivação e o engajamento do time 100% do tempo é extremamente difícil, e por vezes, pode parecer até mesmo impossível. No entanto, existem algumas medidas que podem diminuir os períodos de desânimo e torná-los quase inexistentes.

E a primeira delas é pensar em maneiras de possibilitar o crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários.É preciso também reconhecer e recompensar os bons membros da equipe.

Além disso, você pode criar campanhas que incentivem e favoreçam o engajamento e a motivação do grupo, com resultados tanto individuais, quanto em grupo, para que toda a equipe trabalhe com um único objetivo.

Scroll to Top