Cultivando a inovação: como promover uma cultura organizacional voltada para o futuro

Equipe em reunião de escritório

Para promover uma cultura organizacional voltada para o futuro, é importante que as empresas e seus líderes estejam comprometidos com causas e objetivos a longo prazo, e que possuam uma visão clara sobre o futuro que se espera alcançar.

Além disso, é importante que nessa construção de uma cultura inovadora, haja o incentivo à criatividade, experimentação e autonomia dos colaboradores, para que os mesmos consigam aprender com os erros e possam crescer através de um ambiente de aprendizagem contínua, que promova o reconhecimento de iniciativas, a colaboração e o compartilhamento do conhecimento.

Só dessa forma, associado ao investimento em tecnologia, é possível criar uma cultura organizacional voltada para o futuro que incentive a inovação dentro da empresa.

O que é cultura organizacional?

Cultura organizacional é um conjunto de valores e práticas que definem o comportamento e a identidade de uma empresa. É o resultado de como as pessoas se comportam, interagem e tomam decisões. Enfim, é como uma empresa funciona.

Fatores como objetivos, missão, história e fundadores da empresa, são peças importantes na formação da cultura organizacional. São esses fatores, juntamente com os líderes e colaboradores, que influenciam, ao longo do tempo, o comportamento da organização, que por sua vez, pode encontrar nessa cultura organizacional o seu diferencial competitivo.

Fortalecer a cultura é um desafio, e uma liderança transformacional se faz necessária para que ela não se perca e seja clara a todos os colaboradores da empresa, contribuindo assim para o desenvolvimento de um ambiente engajado e motivado.

Do contrário, em empresas com uma cultura enfraquecida, o desalinhamento das decisões pode tornar o ambiente desgastante e cheio de conflitos, afetando inclusive a percepção do mercado sobre a empresa, que passa a transmitir uma imagem negativa para fornecedores, clientes e acionistas.

Equipe debatendo questões de trabalho
Uma empresa com sua cultura enfraquecida pode favorecer conflitos e desalinhamentos

A importância da cultura organizacional para a inovação

Ser uma empresa inovadora não tem a ver com o quão atenta às evoluções tecnológicas ela é. Claro que a tecnologia ajuda muito, mas para se tornar inovadora ela precisa ter em seus valores e sua cultura um perfil que dê espaço para a inovação.

A cultura organizacional é que define a identidade da organização. É ela que traduz os valores, a maneira como as pessoas pensam, agem e interagem dentro da empresa. Uma cultura forte e positiva valoriza a criatividade, o aprendizado e a colaboração, e isso pode influenciar diretamente na absorção da inovação dentro da organização.

Uma cultura que valoriza a criatividade incentiva os colaboradores a buscar novas ideias e soluções para os desafios da empresa. Da mesma forma, uma cultura que valoriza a experimentação e enxerga o aprendizado através do erro, cria um ambiente propício à aprendizagem contínua, onde os colaboradores recebem autonomia para testar e experimentar novas ideias, mesmo que elas possam falhar em um primeiro momento.

Já uma cultura que valoriza a colaboração, transforma o ambiente de trabalho em um ambiente mais participativo, permitindo que diferentes ideias sejam compartilhadas e gerem soluções mais inovadoras do que se os colaboradores estivessem trabalhando sozinhos.

Enfim, a cultura organizacional pode ser um fator determinante para o sucesso ou fracasso da inovação dentro da empresa. Ela pode criar um ambiente propício à experimentação, criatividade e colaboração, ajudando no crescimento da empresa, ou então pode ser completamente desalinhada, gerando conflitos, desmotivação e baixo desempenho, afetando negativamente a imagem da empresa.

Exemplos de empresas com cultura inovadora

Apesar da dificuldade em promover uma cultura organizacional voltada para o futuro, existem diversas empresas que entenderam a importância da cultura organizacional para a inovação e são hoje conhecidas mundialmente por valorizarem a experimentação, incentivarem a colaboração e a criatividade, além de investirem em tecnologia.

Veja abaixo alguns exemplos que certamente você já deve conhecer:

Google:

Uma das empresas de maior sucesso no mundo da tecnologia e dos negócios encontrou na cultura organizacional seu diferencial.

Um aspecto conhecido, que já foi até mesmo abordado em filmes, séries e livros de negócio, é como a cultura do Google tem se tornado ao longo dos anos ainda mais colaborativa, com espaços de trabalho abertos e informais que encorajam a interação e a troca de ideias entre seus colaboradores.

Além disso, o Google é conhecido também por incentivar a experimentação, oferecendo aos seus colaboradores um tempo livre para trabalharem em novos projetos e experimentarem novas ideias. E é justamente desse incentivo que surgem inúmeras ideias que são testadas internamente e que acabam virando novas linhas de negócios que, quando validadas, passam a compor o grupo de empresas que hoje fazem parte da Alphabet, holding dona do Google.

Amazon:

Conhecida por sua cultura organizacional centrada no cliente e na inovação, ela é conhecida também por sua orientação aos dados e obsessão pela melhoria constante na experiência do cliente.

Assim como o Google, a Amazon também tem uma cultura de experimentação que incentiva suas equipes a dedicarem parte do seu tempo no teste de novas ideias e soluções.

Tesla:

Na busca por revolucionar a indústria automotiva, a Tesla tem uma cultura organizacional baseada também na sustentabilidade, além da tecnologia e inovação. Com seus carros elétricos ela tem focado em solucionar grandes desafios da indústria, criando produtos que estão transformando o mundo.

Netflix:

Apesar da grande quantidade de novos concorrentes no mercado dos streamings, a Netflix continua sendo um competidor de destaque.

Com uma cultura organizacional focada na criatividade e na autonomia, ela é conhecida pela valorização da liberdade, com regras corporativas flexíveis, muito incentivo à experimentação de novas ideias e confiança em seus colaboradores para tomada de decisão.

Apple:

Assim como todas as demais empresas citadas até o momento, a Apple também possui uma cultura centrada na inovação e criatividade. E foi essa combinação que a fez ser referência em design no mundo todo.

Desde sua fundação, e principalmente sob a liderança de Steve Jobs, ela é conhecida por desenvolver produtos que facilitam e melhoram a forma como as pessoas interagem com a tecnologia.

Essa cultura focada no design, não apenas como forma, mas também como função, eleva o nível de experiência do usuário. E é justamente com esse foco, e através também das suas equipes multidisciplinares, que ela continua apresentando, ano pós ano, soluções intuitivas e inovadoras.

Placa de centro de visitantes da Apple
A Apple é conhecida por sua cultura focada no design e na inovação

Nubank:

A nossa primeira brasileira da lista e agora mundialmente conhecida, o Nubank foi provavelmente a primeira empresa de serviços financeiros do país a ficar conhecida por sua cultura organizacional inovadora e diferenciada.

Ela é conhecida por uma cultura aberta e colaborativa, com equipes multidisciplinares que trabalham juntas na criação de soluções que simplifiquem a vida financeira dos clientes. Um outro fator importante em sua cultura, é foco na tecnologia para aprimorar a experiência do usuário, criando interfaces intuitivas e inovadoras para todos os seus serviços e aplicativos.

Ambev:

Uma das maiores empresas brasileiras entra na nossa lista também para provar que, para criar uma cultura voltada à tecnologia e inovação, não é necessário ser uma empresa de tecnologia.

A Ambev, empresa brasileira de bebidas, é conhecida por sua cultura focada em resultados além de um ambiente de trabalho dinâmico e desafiador.

Apesar dos desafios de um ambiente focado em resultados, a Ambev foi eleita pela Fast Company como uma das empresas mais inovadoras da América Latina em 2020. E isso é reflexo de uma cultura organizacional forte que pode até não agradar todo mundo, mas que possui tanta clareza em seus objetivos e metas que continua atraindo milhares de jovens todos os anos para seus processos seletivos.

Como implementar uma cultura de inovação

Já ficou claro até aqui que uma cultura organizacional voltada para o futuro é um ponto importantíssimo para o crescimento, longevidade e reconhecimento de uma empresa.

Entretanto, implementar uma cultura organizacional de inovação pode ser desafiador. É necessário sobretudo paciência e clareza dos líderes, para construir junto a seus colaboradores um ambiente que mantenha essa cultura fortalecida ao longo dos anos, apesar de todos os percalços que podem aparecer na caminhada.

Abaixo listamos algumas etapas que podem ajudar a implementar uma cultura organizacional de inovação:

Defina a visão e os valores da empresa: é importante que a empresa tenha uma visão clara e compartilhada sobre onde ela pretende chegar, e como a inovação pode se relacionar com sua missão e seus valores. Mas além de clara, essa visão precisa ser comunicada frequentemente a toda a organização, para que as decisões estejam sempre alinhadas ao que se espera da empresa.

Encoraje a colaboração: equipes que trabalham de forma colaborativa tendem a compartilhar mais informações e ideias, gerando dentro da empresa uma cultura organizacional orientada a soluções criativas e inovadoras.

Promova a experimentação: as ideias e conhecimentos gerados pela colaboração entre os membros de uma empresa, ajudam a fortalecer uma cultura aberta à experimentação. A empresa e seus líderes precisam encorajar essa cultura para que novas ideias possam ser testadas, validadas e corrigidas, e assim abrir caminho para a inovação.

Incentive a aprendizagem contínua: quando uma empresa possui uma cultura de inovação e incentiva a experimentação, é necessário que ela disponibilize ferramentas aos colaboradores para se manterem atualizados e em processo de aprendizagem contínua, através de cursos, programas de treinamento, workshops e etc.

Treinamento de equipe em empresa
Workshops e treinamentos ajudam a equipe a evoluir e fortalecem a cultura

Meça e avalie os resultados: o único jeito de saber se a estratégia da empresa está funcionando e se seus objetivos estão corretos, é medindo e avaliando seus resultados. Só assim é possível avaliar a eficácia da cultura de inovação e enxergar espaço para melhorias.

Invista em tecnologia: uma cultura de inovação ganha força quando uma empresa usa a tecnologia a seu favor. Investir em tecnologia e ferramentas de inovação facilita o processo de geração de ideias e desenvolvimento de novos projetos.

Se adapte às mudanças: construir um ambiente inovador não quer dizer que a empresa sempre terá todas as respostas. O mundo, o mercado e as tecnologias mudam o tempo todo. Estar aberto às mudanças e se adaptar no caminho também faz parte de uma cultura de inovação.

A comunicação interna e a gestão de mudanças

A construção de uma cultura organizacional inovadora depende da clareza de sua visão e como ela é comunicada aos seus colaboradores, e também de uma gestão de mudanças que consiga influenciar de forma positiva a adesão dessa nova cultura.

Uma comunicação interna bem estruturada garante que a comunicação seja clara, objetiva e frequente, fazendo com que todos os colaboradores entendam os objetivos e planos futuros da companhia. A gestão de mudança nesse caso é necessária para orientar e capacitar os colaboradores a trabalharem de forma colaborativa em direção aos mesmos objetivos.

Para que isso seja possível, as empresas precisam estimular a interação e troca de experiência e ideias entre seus colaboradores, além de utilizar diferentes canais de comunicação que alcancem todos os níveis hierárquicos da companhia. Esse envolvimento irá incentivar e facilitar a disseminação da cultura organizacional, além de estimular o desenvolvimento de novas habilidades e competências que realmente colaborem com uma cultura organizacional inovadora e voltada para o futuro.

Em resumo, implantar uma cultura de inovação com uma comunicação interna clara e uma gestão de mudanças eficiente, exige um compromisso constante da empresa. Além de envolver os colaboradores nas decisões, é importante avalia e ajustar a estratégia e os processos sempre que necessário. Somente assim a cultura de inovação pode ser efetivamente integrada e sustentada no ambiente empresarial.

Perguntas Frequentes

Como promover uma cultura organizacional?

Promover uma cultura organizacional exige um compromisso constante da empresa. É necessário que haja uma comunicação interna clara e uma gestão eficiente que envolva todos os colaboradores da empresa.

Para que isso seja possível, as empresas precisam estimular a interação e troca de experiência e ideias entre seus colaboradores, além de utilizar diferentes canais de comunicação que alcancem todos os níveis hierárquicos da companhia.

Esse envolvimento irá incentivar e facilitar a promoção da cultura organizacional, além de estimular o desenvolvimento de novas habilidades e competências que colabore com uma cultura organizacional inovadora e voltada para o futuro.

Como garantir uma cultura voltada à inovação dentro das organizações?

Para garantir uma cultura organizacional voltada à inovação e ao futuro, é importante que as empresas e seus líderes estejam comprometidos com causas e objetivos a longo prazo, e que possuam uma visão clara sobre onde se espera chegar.

Além disso, é importante que nessa construção de uma cultura inovadora, haja o incentivo à criatividade, experimentação e autonomia dos colaboradores, para que os mesmos consigam aprender com os erros e possam crescer através de um ambiente de aprendizagem contínua, que promova o reconhecimento de iniciativas, a colaboração e o compartilhamento do conhecimento.

Só dessa forma, associado ao investimento em tecnologia, é possível criar uma cultura organizacional que incentive a inovação dentro da empresa.

Como conservar a cultura organizacional quando a empresa começa a crescer?

Quando a empresa começa a crescer, existem 2 ações básicas e eficientes para conservar a cultura organizacional:

Reconhecer e premiar: é importante reconhecer e premiar as iniciativas e resultados apresentados na empresa para incentivar outros colaboradores a contribuírem com novas ideias e a melhorarem seus resultados.

Incentive a aprendizagem contínua: promova o aprendizado contínuo, oferecendo treinamentos e recursos para que toda a companhia se mantenha sempre atualizada e os colaboradores possam desenvolver novos conhecimentos e habilidades para fortalecer ainda mais a cultura organizacional.

Scroll to Top