Manter a manutenção de um condomínio em dia pode ser considerado, de fato, uma verdadeira arte, e o síndico é o profissional que possui a missão de realizá-la. Conservação das áreas comuns, segurança e bem-estar dos moradores, funcionalidade dos elevadores, limpeza da piscina, manutenção dos aparelhos da academia e o cuidado com o playground são apenas algumas das preocupações necessárias para manter o condomínio funcionando e os moradores felizes.
Veja a seguir algumas dicas indispensáveis de como manter o condomínio seguro e assim garantir o bem-estar que os moradores tanto procuram.
Inspeções e diagnósticos
Você provavelmente já ouviu o ditado popular: Prevenir é melhor do que remediar. E ele pode ser perfeitamente aplicado quando o assunto é a segurança de um condomínio. Acrescentar as inspeções no dia a dia do condomínio pode evitar acidentes, além de evitar gastos inesperados com consertos e outros serviços.
É preciso inspecionar não apenas as áreas comuns, mas também os componentes que fazem parte do condomínio, como extintores, sistema elétrico, elevadores e o gás, por exemplo. Ao realizar as inspeções será possível diagnosticar possíveis defeitos, antecipando problemas que a longo prazo poderiam causar um prejuízo consideravelmente maior.

Reparos emergenciais
Mesmo estando em dia com a inspeção do condomínio, nem sempre é possível evitar que acidentes ou incidentes ocorram, e por isso, possuir um fundo de emergência é tão necessário. Isso vai garantir que caso seja preciso, o condomínio terá condições de realizar os reparos emergenciais em um tempo hábil.
Ao realizar o reparo dentro do prazo, é possível evitar que uma emergência mínima se torne algo muito maior e consequentemente mais caro.
Reformas planejadas
Outra dica essencial para manutenção da segurança e do bem-estar em um condomínio é o planejamento, especialmente se tratando de reformas. Essas decisões precisam ser tomadas antecipadamente, de forma ordenada e com a garantia de que os moradores também estão de acordo.
A partir disso, deve ser feito um planejamento, que conte com orçamento, data de início da reforma, prazo para término da obra, possíveis gastos adicionais, entre outras informações. Além disso, ao realizar uma reforma, é preciso alterar minimamente a funcionalidade do condomínio e preocupar-se ao máximo com a segurança das instalações durante a obra.
Manutenção preventiva
Para manter o bom funcionamento, nem sempre a realização de inspeções será o suficiente. Isso porque algumas áreas e/ou componentes exigem cuidados especiais voltados para manutenção preventiva.
A manutenção preventiva possui como intuito principal a conversação do ambiente, além de, é claro, também evitar acidentes. Deve ser aplicada especialmente em elevadores, sistema elétrico, extintores e outros componentes que fazem parte da prevenção de incêndios e até mesmo em áreas comuns, como as escadas.

Cuidado com áreas comuns
Não poderíamos concluir o texto sem citar as áreas comuns. Academia, playground e piscina estão entre essas áreas. Para conservação, tanto da segurança, quanto do bem-estar do condomínio, é preciso que tanto a administração, quanto os moradores estejam empenhados.
É necessário respeitar o espaço do outro, manter a organização e limpeza das áreas e também do uso delas, além de conservar e realizar a manutenção de equipamentos que podem ser utilizados por todos os moradores do condomínio.
Daiane Rúbia, Sou graduada em Letras e me identifico com a escrita desde criança. Adoro escrever sobre diversos assuntos, como educação, cultura, histórias reais e situações cotidianas. Como Clarice Lispector disse: “Nasci para escrever”. A palavra é o meu domínio sobre o mundo.🌎