Estabelecendo metas eficientes no Coaching para alcançar sucesso

Homem comemorando com equipe em palestra motivacional

Estabelecer metas é uma parte fundamental no processo de coaching. O papel do coach é ajudar o cliente no planejamento dos próximos passos de sua carreira ou vida pessoal, estabelecendo metas desafiadoras, que sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido.

São as metas de curto, médio e longo prazo que ajudam os clientes a se manterem motivados e comprometidos com os objetivos traçados.

E para que essas metas sejam criadas, é importante que o coach consiga ajudar seu cliente a entender onde ele quer chegar, definindo uma visão e uma missão clara, desenvolvendo também um plano de ação e uma priorização que defina quais tarefas são mais importantes para o alcance dos seus objetivos.

Metas SMART

Já que estamos falando de criação de metas, a metodologia SMART é uma das mais populares e eficiente para esse objetivo. Essa ferramenta é utilizada tanto no mundo dos negócios como em coaching, e o acrônimo SMART representa cinco características:

Specific (Específica): as metas devem ser claras e específicas. Isso fará o cliente saber exatamente o que precisa ser feito para alcançá-las.

Measurable (Mensurável): as metas precisam ser mensuráveis. Dessa forma o cliente poderá medir e verificar seu progresso em direção aos objetivos estabelecidos.

Achievable (Alcançável): as metas devem ser alcançáveis, mas também desafiadoras. Se forem fáceis demais, se tornam entediantes. Se forem inalcançáveis, o ânimo dará espaço para a frustração e desmotivação. Por isso é importante avaliar as habilidades e as limitações que podem impactar o progresso do cliente.

Relevant (Relevante): as metas devem ser relevantes. Elas precisam estar alinhadas com os valores pessoais e objetivos de longo prazo do cliente.

Time-bound (Com prazo definido): as metas devem ter prazos para serem concretizadas. Isso ajuda a manter a motivação e o comprometimento do cliente durante o processo.

Com as metas SMART definidas, o coach e o cliente podem trabalhar juntos para criar um plano de ação direcionado para alcançar os objetivos estabelecidos. Essa ferramenta torna as metas muito mais eficientes e alcançáveis, oferecendo um senso de direção e progresso muito mais claro.

Homem com quadro de metas dando aula a colaboradores
Seguir a metodologia SMART é uma forma de o cliente se organizar e deixar claro o que está buscando

Visão e missão

Outro elemento importante no mundo dos negócios, e que também é aplicado em coaching, é a definição da Visão e Missão. A partir dessas definições, o cliente consegue enxergar com mais clareza onde ele quer chegar e qual o propósito na construção dos seus objetivos.

A visão, além de clara, precisa ser motivadora. Ela precisa traduzir os desejos do cliente a longo prazo, além de ajudar a compreender qual a direção para alcançá-los.

Já a missão é uma declaração do propósito e dos valores pessoais. Ela precisa ser inspiradora e criar um senso de realização que ajude o cliente a encontrar significado em cada uma de suas metas.

Análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para identificar pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.

Os pontos fortes e fracos estão associados aquilo que o cliente tem de melhor e aquilo que ele tem que melhorar. Esses pontos são importantes para entender as habilidades, conhecimentos e características que são diferenciais ou que precisam de aprimoramento por parte do cliente, para alcançar seus objetivos e superar desafios.

Já as oportunidades e ameaças, são identificadas a partir de elementos que podem indicar possibilidade de crescimento ou desafios no desenvolvimento. E nos dois casos, a forma como o cliente lida com esses elementos, será crucial para sua evolução pessoal e profissional.

Em resumo, a análise SWOT pode ser usada em coaching para ajudar os clientes a se concentrarem nos pontos fortes e nas oportunidades, enquanto trabalha para superar as fraquezas e minimizar as ameaças, construindo assim um plano eficiente e consciente para alcançar seus objetivos.

Priorização

A priorização é uma técnica utilizada para identificar as tarefas mais importantes e urgentes a serem realizadas pelo cliente.

Algumas técnicas como Matriz de Eisenhower, Método 80/20 ou Método ABC, por exemplo, são muito utilizadas em diferentes etapas do processo, e ajudam a estabelecer metas, definir prioridades ou até mesmo criar planos de ação, levando em conta os objetivos e momento de cada cliente.

Duas mulheres conversando em frente a porta de vidro com notas autoadesivas
Na técnica de priorização, o coach ajuda o cliente a identificar as tarefas mais importantes e a criar planos de ação

Plano de ação

O plano de ação, de forma resumida, é uma lista de tarefas específicas que o cliente deve realizar para alcançar seus objetivos.

Esse plano gera inúmeros benefícios ao cliente, e é estruturado a partir da identificação e acompanhamento de tarefas, definição de cronograma e responsabilidades, estabelecimento de prazos e validação de resultados.

Dessa forma, o cliente consegue monitorar e avaliar seu progresso, focando nas atividades mais relevantes e prioritárias, sem se perder no processo.

Scroll to Top