Como melhorar a gestão do condominio com mais segurança e vigilância 24h

Porteiro com lanterna fazendo ronda

A insegurança, infelizmente, faz parte do dia a dia de grande parte dos brasileiros atualmente. E por isso, essa é a primeira preocupação ao escolher o bairro, a rua e o condomínio onde morar.

Se você quer que o seu condomínio seja visto como sinônimo de segurança ou quem sabe como uma verdadeira fortaleza fique com a gente e leia o nosso artigo até o fim. Desejamos uma boa leitura!

Treinamento eficaz

Antecipar as situações, em alguns casos, pode ser a melhor maneira de evitar que elas aconteçam. E por isso, além de contratar profissionais responsáveis e comprometidos com a segurança do condomínio e de seus moradores, é necessário disponibilizar um treinamento completo e eficaz para esses funcionários.

Nesse treinamento os funcionários devem ser conscientizados, principalmente, sobre as regras de convivência do condomínio. Regras relacionadas ao controle de acesso às áreas do condomínio, por exemplo, ou ainda relacionadas a visitas, horários, escala da portaria ou de seguranças, entre outras informações que fazem parte da rotina do local. O condomínio pode inclusive disponibilizar um manual de segurança que pode ser usado não apenas pelos funcionários, mas também pelos moradores.

Análise de riscos

Outra atitude necessária quando o assunto é a proteção do condomínio, está ligada à análise preventiva de riscos. Ou seja, mais uma vez é preciso se antecipar e conhecer quais são as vulnerabilidades do condomínio. Somente reconhecendo as possíveis falhas, será possível corrigi-las. 

Podem ser observados, inclusive, informações sobre os crimes que costumam ocorrer na localidade e nos arredores. Entender como a criminalidade age, pode ajudar (e muito)  na prevenção.

Soluções tecnológicas

Para a nossa sorte, a evolução da tecnologia vai muito além das redes sociais e das dancinhas, e nós podemos usar diversas soluções tecnológicas a nosso favor e a favor da segurança e proteção do condomínio.

Câmeras de segurança e alarmes são apenas alguns dos recursos disponíveis, mas certamente podem fazer a diferença, pois além de despertar sensação de segurança para os moradores, podem ajudar na prevenção de crimes, afastando possíveis criminosos, e as imagens ainda podem ser apresentadas às autoridades e utilizadas como prova quando necessário.

Homem instalando câmera de vigilância
As câmeras de segurança são os dispositivos mais comuns para se instalar no condomínio

Parcerias estratégicas

O síndico, de fato, possui uma grande responsabilidade na proteção e no monitoramento do condomínio, mas isso não significa que ele precisa trabalhar sozinho. Existem algumas parcerias que podem estrategicamente fazerem a diferença quando o assunto é a prevenção de crimes em condomínios.

Além da parceria com empresas especializadas em segurança e proteção, é possível dividir essa responsabilidade com os próprios moradores do local, que certamente são os mais interessados no tema. Os moradores precisam estar cientes das regras de segurança, se comunicarem entre si e com a administração do condomínio e principalmente respeitarem o controle de acesso às áreas comuns.

Segurança monitorando câmeras em sala de controle
Contar com uma empresa especializada em vigilância é uma forma de ter proteção 24 horas

Já em relação às empresas especializadas, a grande vantagem é a possibilidade de monitoramento 24h por dia, especialmente quando a empresa possui comunicação direta com os órgãos de segurança, quando necessário.

Monitoramento constante

Quando falamos em proteção, não existe um conjunto de regras que devem ser seguidas somente por um tempo, pelo contrário, todas as dicas de segurança presentes no texto, para que sejam efetivas, devem ser seguidas todos os dias. 

E esse monitoramento constante, como foi dito anteriormente, deve ser um compromisso de todos: síndico, funcionários (fixos ou não) e moradores. Uma última dica é: a proteção começa na portaria. Seja rígido em relação a entrada e saída de pessoas, o controle de acesso é essencial.

Scroll to Top