Condomínio verde: como aliar conforto e responsabilidade ambiental

Condomínio de edifícios verdes

Por muito tempo o conforto dos moradores e a responsabilidade ambiental foram pautas opostas e impossíveis de serem aliadas. Hoje, no entanto, sabe-se que é possível possuir bem-estar e tecnologia e se cuidar do meio ambiente ao mesmo tempo.

Hoje você vai descobrir como somar uma iluminação eficiente, a conscientização e a reciclagem, deixando os moradores e o meio ambiente felizes ao mesmo tempo.

Coleta seletiva eficiente

A coletiva seletiva está entre as medidas mais simples e também mais eficientes quando o assunto é responsabilidade ambiental. A coleta seletiva nada mais é do que o ato de separar o lixo reciclável do não reciclável. Além disso, é possível separar o lixo com base no tipo de material, como plástico ou papel, por exemplo.

Para transformar o seu condomínio, no chamado condomínio verde, a reciclagem é indispensável, sendo assim, a implementação da coleta seletiva se faz necessária. Para isso, é preciso estudar como funciona todo o processo de separação e reciclagem, para posteriormente iniciar o treinamento dos funcionários e a conscientização dos moradores.

Seria necessário um tempo um pouco maior para citar todas as consequências causadas pelo descarte incorreto, mas por hora, posso adiantar que elas são muitas.

Economia de energia

O conceito de eficiência energética consiste em gerar determinada quantidade de energia utilizando menos recursos. Sendo assim, a presença de iluminação eficiente em um condomínio, garante que todos tenham acesso a um sistema de iluminação de qualidade, que supre as necessidades dos moradores, ao mesmo tempo, em que reduz os gastos, o que é vantajoso não apenas para o bolso dos envolvidos, mas também possui uma função importante quando se trata de responsabilidade ambiental.

Além de comprar os equipamentos indicados, que foram criados dentro do conceito de iluminação eficiente e eficiência energética, a economia de energia é um compromisso de todos aqueles que fazem parte do dia a dia do condomínio, sejam eles funcionários, administradores ou moradores.

Pessoa apertando interruptor de luz
A economia de energia é um compromisso tanto da administração do condomínio quanto dos moradores

Uso consciente da água

Seria impossível falar em conscientização e responsabilidade ambiental sem citar a importância do uso consciente da água. Essa é mais uma das mudanças que possui impacto não apenas ambiental, mas pode impactar positivamente nas despesas mensais.

Pequenas mudanças podem fazer diferenças enormes. Incentive a redução de tempo no banho, assim como também a redução de gasto de água nas torneiras. Fique sempre atento aos vazamentos, especialmente nos sanitários e descargas, onde eles costumam ser mais recorrentes.

Espaços verdes e biodiversidade

Nem sempre a decoração das áreas comuns do condomínio precisam ser caras, pelo contrário, existem diversas opções que são mais econômicas, sustentáveis e tão bonitas quantos as opções comuns.

Uma ótima dica é investir em espaços verdes, fazendo uso da biodiversidade. Dessa forma, além de uma função ambiental, as áreas comuns passaram a ter ainda mais função social e de relaxamento, além de possuir função educativa, especialmente para crianças que tiverem o contato pela primeira vez.

Pai e filha em área verde
Espaços verdes e com biodiversidade proporcionam relaxamento aos moradores, ao mesmo tempo em que preservam a natureza

Educação ambiental

E por falar em educação, a educação ambiental é de extrema importância para que todas as medidas citadas no texto não sejam utilizadas apenas por uma semana ou por dois meses. É através da educação ambiental que os moradores do condomínio, independente da idade, vão despertar a verdadeira conscientização e preocupação com questões ambientais como desperdício, aquecimento global, economia de energia ou água, entre outras.

É somente através do compromisso de todos que o seu condomínio poderá ser de fato um condomínio verde.

Scroll to Top